Territórios de Cultura Grupo Borogodó

Territórios de Cultura encerra primeira edição no Quilombo do Sopapo

No último dia 18 de junho, encerrou-se o ciclo de atividades que marcou a programação do 1° Territórios de Cultura, projeto realizado pelo Grupo Borogodó com financiamento do Fumproarte, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre. Uma oficina de breaking e outra de rima e escrita criativa foram ministradas no Ponto de Cultura do Quilombo do Sopapo.

Referência na promoção da cultura na região do Cristal e Morro Santa Teresa, em Porto Alegre, o Quilombo destaca-se pela realização de atividades que envolvem a comunicação, o audiovisual, o teatro de animação, a música, a fotografia, a percussão, a arte gráfica, o artesanato e a poesia. É organizado com salas multiusos, contando com um telecentro comunitário, atelier, estúdio, laboratório fotográfico, anfiteatro piscina, além da Casa Tierra e Biblioteca Comunitária Mestra Griô Sirley Amaro, servindo, inclusive, como incubadora de projetos e outras produções. 

Sediando o eixo formativo relacionado às culturas populares contemporâneas, o Sopapo contou com a presença da B.Girl Ceia Santos, coordenadora e representante do coletivo da Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop e integrante da Nação Hip Hop Brasil da região sul, além de presidente da Federação Gaúcha de Breaking do RS. Abordando o contexto histórico deste segmento da Cultura Hip Hop através da conscientização e sensibilização do corpo, a ministrante apresentou os fundamentos de movimento do Toprock, Footwork e Freeze.

Já a condução dos Poetas Vivos, com a presença de Mariana Marmontel e Felipe Deds, encarregou-se de proporcionar aos participantes uma introdução ao mundo do slam poetry, uma forma de expressão artística que combina poesia e performance. O coletivo, criado em 2018, é uma iniciativa cultural de jovens pretos e periféricos que fomenta a arte e a educação antirracista. Atua diretamente em escolas, universidades, espaços comunitários e públicos, desenvolvendo oficinas, palestras, shows musicais, Slams, abordando a ERER, o racismo, a desigualdade econômica, social e ambiental. 

A segunda edição de Territórios de Cultura está marcada para este ano com a temática “Cidade para Todos”. Sua realização se dará na cidade de Esteio com recursos do Procultura-RS. 

Confira alguns registros feitos do fim do evento!

 

REALIZAÇÃO: Grupo Borogodó
FINANCIAMENTO: Fumproarte Edital de Eventos Culturais Descentralizados