Quem somos

O Grupo Borogodó é um coletivo transdisciplinar em criação artística e ações pedagógicas. Em seu portfólio de trabalhos, destacam-se o Festerê – Festival de Teatro para Infância e Juventude (Vencedor do Prêmio Tibicuera de Teatro Infantojuvenil de “Ação Formativa” em 2021), o Quarta Parede – Festival Internacional de Artes Cênicas e o BOBO – Festival Internacional de Comédia (Indicado ao Prêmio Açorianos de Circo na categoria “Ação Periférica).

Suas atividades formativas de iniciação teatral e de criação e montagem cênica resultaram na ocupação contínua da Casa de Cultura Mario Quintana e do Espaço Força e Luz, em Porto Alegre, e com ações pedagógicas também na área do Circo, realizadas na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, em Esteio, formando mais de 200 novos atores e atrizes, entre eles crianças, jovens e adultos, por meio de mostras pedagógicas que horizontalizam o ensino das artes e democratizam o acesso à cultura desde 2018.

Sua produção autoral em dramaturgia e música pode ser vista no espetáculo atualmente em circulação o “Meu Rio de Aventuras”, primeira encenação brasileira infantojuvenil a tratar do desastre socioambiental de Mariana, em Minas Gerais, no ano de 2015, além de “Viagem ao Centro da Terra” e “A Volta Ao Mundo em 80 Dias”, do projeto “Experimento Verne – Viagens Extraordinárias”, que marca uma nova fase em sua pesquisa teatral centralizada na obra do escritor francês Júlio Verne.

No ano de 2021, em plena pandemia do novo coronavírus, as ações culturais do Grupo Borogodó remuneraram mais de 100 profissionais da cultura de todo o Brasil, oferecendo programações artísticas de forma online e gratuita, híbrida e presencial, com medidas de inclusão e acessibilidade.

Em 2022, “Territórios de Cultura”, projeto contemplado pelo Edital 09/2022 FAC Expressões Culturais, da Secretaria Estadual da Cultura do RS, e também por recursos do Fumproarte, da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, lança suas edições organizadas em dois eixos: as culturas populares, tradicionais e contemporâneas, e a sustentabilidade. A promoção e difusão de suas atividades poderão ser vistas em oficinas de Maculelê, Capoeira, Samba, Artesanato, Breaking e Rima, incluindo-se batalhas de rima, Slams e sessões teatrais.

No mesmo ano, o Grupo também estreia a sua nova montagem teatral “A Magia do Natal“.