Breaking e Slam foram os segmentos que marcaram o encerramento do projeto do Grupo Borogodó, que descentraliza ações culturais e formativas relacionadas à educação patrimonial e às culturas populares. A cidade da região metropolitana de Porto Alegre abraçou uma variedade de atividades plurais, gratuitas e acessíveis, contando com sessões teatrais, além de oficinas de Samba, Capoeira e Artesanato.
Ministrada por Lucas Andrey, a oficina de dança trouxe os movimentos ousados e acrobáticos da cultura Hip Hop para a Praça CEU. Os participantes puderam experimentar a fusão de dança, música e estilo que o Breaking representa, acrescentando um toque moderno e eletrizante à experiência cultural. O bailarino é educador da cena Hip Hop e desenvolve seu trabalho com atividades, oficinas, shows, apresentações, seminários e fóruns. Atualmente integra o My House, o projeto Criança Cidadã, e o grupo Young Crew.
Enquanto isso, a oficina de Slam, liderada por Tiatã, deu voz aos poetas através da escrita criativa. O Slam é uma forma de competição de poesia que permite que os artistas expressem suas emoções e perspectivas em performances apaixonadas e cativantes. Esta atividade ofereceu uma plataforma para que os participantes compartilhassem suas histórias e reflexões através do tema “sonho”, unindo-os em torno de um sentimento e criação coletiva. Tiatã começou a competir no Slam em 2018. É Bicampeã do Slam das Minas RS (2018,2021), Campeã do Slam da Santa (2019) e campeã Slam Poetas Vivos (2020).
Financiado com recursos do PRÓ-CULTURA RS, o projeto encerra sua segunda edição com atividades práticas que tratam de duas formas contemporâneas de expressão artística. O público foi composto por estudantes da rede pública municipal e crianças da comunidade do bairro Liberdade.