Grupo Borogodó debate sustentabilidade através do teatro

Grupo Borogodó promoveu a reflexão e o pensamento crítico de crianças da rede pública com a “Caravana Arte e Cultura”, projeto aprovado pelo edital nº11/2020 por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazerdo município de Esteio, levando a versão audiovisual de espetáculo livremente inspirado no rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, MG.                                                       

O Misterioso Segredo das Pequeninas Grandes Coisas é uma encenação que utiliza a literatura de cordel e as manifestações da cultura popular brasileira, fazendo o uso de lendas folclóricas para dialogar sobre sustentabilidade de maneira poética e lúdica. Embalado pelos diferentes ritmos da musicalidade brasileira, o trabalho é o primeiro espetáculo infantojuvenil do país que evoca o fatídico 5 de novembro de 2015. Indicado para todas as idades, a narrativa da peça acompanha a história de Chico e Tatá, duas crianças ribeirinhas que moram em margens opostas de um rio que corta ao meio sua cidade e que embarcam em uma aventura sobre uma jangada para buscar uma solução para o rio que sofreu com uma enxurrada de rejeitos.

Os alunos do 4º ano da EMEB Camilo Alves, além de assistirem à versão audiovisual do espetáculo, ganharam também um caderno de atividades complementares, onde as personagens da peça estavam presentes em jogos, brincadeiras e desafios que lhes exigiram pensar sobre o debate do desenvolvimento socialmente responsável, tão fundamental para o futuro do nosso planeta. Assim, curupiras, boi bumbás, botos e uirapurus foram as personagens que conduziram os estudantes por importantes questões sobre as relações humanas e como elas interferem diretamente no meio ambiente, resgatando o aspecto lúdico do folclore brasileiro ao dar voz à essa triste memória ambiental, que completou 6 anos neste ano.