O projeto “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, do Grupo Borogodó, proporcionou no mês das crianças uma agenda cultural com apresentações teatrais, bate-papos e oficinas para alunos e estudantes da rede pública municipal de Esteio. A iniciativa é realizada com recursos do Funproarte, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
O evento, que contou com quatro sessões teatrais nas escolas, oportunizou uma experiência única para as crianças, envolvendo-as em um universo de aventuras, descobertas e diversão. O espetáculo, um solo de teatro com dramaturgia e trilha sonora originais criadas por Junior Sifuentes, transportou os pequenos espectadores para diferentes lugares ao redor do globo, inspirando sonhos e ampliando horizontes. A formação de plateia foi composta por alunos de 1º a 4º ano da EMEB Santo Inácio e EMEB Eva Karnal Johann.
Além das apresentações teatrais, o projeto incluiu atividades formativas para professores e alunos. Os docentes participaram de uma oficina de contação de histórias, explorando técnicas para cativar a atenção dos alunos e estimular a imaginação. Já as crianças tiveram a oportunidade de se expressar e desenvolver habilidades artísticas na oficina livre de teatro. O diretor da proposta, Gabriel Botelho, destacou a importância de proporcionar experiências culturais às crianças desde cedo. “O teatro é uma ferramenta poderosa para estimular a criatividade, a empatia e o pensamento crítico.
O Grupo Borogodó afirma o compromisso com a promoção da arte e da cultura, reconhecendo o impacto positivo que essas experiências têm na formação das novas gerações.