O Grupo Borogodó (Vencedor do Prêmio Tibicuera de Melhor Ação Formativa pelo “Festerê – Festival de Teatro para Infância e Juventude, e indicado ao Prêmio Açorianos de Circo na categoria “Ação Periférica” pelo BOBO – Festival Internacional de Comédia, em 2021) é quem idealiza e realiza “Territórios de Cultura”, projeto contemplado pelo Edital 09/2022 FAC Expressões Culturais, da Secretaria Estadual da Cultura do RS, e também por recursos do Fumproarte, da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.
Entendendo o conceito de “território” como uma interface da dinâmica social, que é capaz de articular, a partir de perspectivas distintas, relações de trocas, sejam elas simbólicas, materiais, econômicas, o evento visa reestimular os campos de ação de centros de referência de promoção da arte e da educação: Pontos de Cultura, Patrimônios Históricos e Escolas Municipais de Ensino Fundamental, estes localizados em bairros do programa RS Seguro da capital e região metropolitana. A programação será oferecida gratuitamente e contará com atividades formativas, apresentações de espetáculos, além de ações culturais protagonizadas pela juventude, mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+. O conteúdo programático é organizado em dois eixos: as culturas populares, tradicionais e contemporâneas, e a sustentabilidade.
A promoção e difusão destas atividades poderão ser vistas em oficinas de Maculelê, Capoeira, Samba, Artesanato, Breaking e Rima, incluindo-se batalhas de rima e Slams com premiação em dinheiro aos vencedores, e sessões teatrais do espetáculo infantojuvenil “Meu rio de aventuras”. O coletivo em breve divulgará mais informações em suas redes sociais, convidando o público para prestigiar e participar do projeto.
Fotografia: Qex / Divulgação