Festival do Grupo Borogodó ganha Prêmio Tibicuera

A noite do dia 10 de dezembro foi marcada pela entrega dos Prêmios Tibicuera de Teatro Infantojuvenil e Açorianos de Teatro Adulto e Circo. A estatueta de “Melhor Ação Formativa” foi concedida ao Festerê – Festival de Teatro para Infância e Juventude, do Grupo Borogodó.

A primeira edição do festival trouxe um conjunto eclético de encenações que valorizou a diversidade cênica gaúcha ao compartilhar a potência artística presente em suas linguagens e defender a democratização do acesso à cultura através de medidas de inclusão e acessibilidade em exibições teatrais que fizeram o uso de legenda e interpretação em LIBRAS. Já as oficinas eram atividades lúdicas que abordaram, por exemplo, técnicas teatrais e de circo,confecção de personagens, truques de mágica e práticas em dança para todas as idades. Estas ações culturais foram transmitidas no canal do Youtube do Grupo Borogodó, enquanto os bate-papos aconteceram no seu perfil oficial do Instagram após a exibição dos espetáculos.Os idealizadores, além de coproduzirem o festival, também integraram parte da programação com a estreia do curta audiovisual “Viagem ao Centro da Terra” e com a realização de oficinas livres de teatro em salas de videoconferência.

Com o premiado projeto, foram remunerados diretamente 51 profissionais da cultura gaúcha através da contratação de 19 encenações e 10 atividades formativas, incluindo bate-papos e sorteios. Plínio Mosca anunciou a decisão das juradas Denizeli Cardoso, Sandra Loureiro e Juliana Barros em uma cerimônia híbrida que aconteceu no Teatro Renascença com a presença dos indicados e transmitida nas redes sociais. Tendo em vista que grande parte dos premiados que foram reconhecidos pela Coordenação de Artes Cênicas tiveram suas produções viabilizadas através de recursos da Lei 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), alguns vencedores discursaram salientando a importância da permanência de uma legislação e de políticas de resgate e fomento da cultura, setor tão prejudicado em decorrência da pandemia de Covid-19.

O BOBO – Festival Internacional de Comédia, outro projeto do coletivo, estava indicado na categoria de “Melhor Ação Periférica” do inédito Prêmio Açorianos de Circo, mas que foi conquistado pelo “Viva Circo”.  Com apresentação da atriz Kaya Rodrigues, a premiação foi promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.