Territórios de Cultura - Grupo Borogodó

Esteio recebe a 2ª edição de Territórios de Cultura, do Grupo Borogodó

A Praça da Juventude, localizada no Parque Municipal Galvany Guedes, foi palco durante três dias de atividades formativas relacionadas às culturas populares. Realizada com recursos do PRÓ-CULTURA RS, por meio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura, a segunda edição do projeto do Grupo Borogodó ofereceu gratuitamente oficinas de Samba, Capoeira e Artesanato.
Nos dias 23 e 24 de agosto, Territórios de Cultura levou dezenas de pessoas a ocupar salas multiuso com experiências práticas e criativas. Com uma aula focada na dança e busca da descolonização do corpo através de novas possibilidades e diferentes formas de pensar uma mesma ação, Duda Máximo usou a musicalidade do samba para explorar ritmos e coreografias a toques básicos de pandeiro e muito canto. Integrante do grupo Angola Palmares Sul,  a ministrante é aluna de mestre Dindo e acumula vasta experiência como oficineira em Escolas, Pontos de Cultura e Centros de Referência de Assistência Social, em Porto Alegre e região metropolitana.
Contando com uma metodologia que ensina os seus fundamentos, Amarelo Camboata abrangeu os movimentos, a história e a cultura da capoeira, priorizando o desenvolvimento físico e a inclusão, guiando os participantes na construção de uma base sólida. Amarelo é educador no município de Esteio há 19 anos. Seus trabalhos como mestre são realizados dentro das comunidades com o intuito de disseminar a arte da capoeira a partir de seu resgate cultural.
Já no segmento do artesanato, a mestre de arte na escola comunitária Aldeia Lumiar, Luana Rettamozo, compartilhou muito de sua vivência nas artes visuais a partir de projetos como “Iberê nas Escolas” e de sua docência na rede municipal. Especialista em técnica de papietagem, sua oficina proporcionou uma experiência que valeu-se de materiais acessíveis como jornal, papelão e cola, onde os participantes  puderam explorar a versatilidade desses materiais criando esculturas tridimensionais.
As ações culturais de Territórios de Cultura seguem até dia 7 de setembro na Praça CEU. A programação inclui apresentações teatrais do espetáculo “Meu rio de aventuras”, com interpretação em LIBRAS; e mais duas oficinas, Breaking e Slam.