Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas do Projeto Festó

Como parte das ações culturais da programação oficial do Quarta Parede – Festival Internacional de Artes Cênicas, ficam abertas até o dia 25 de agosto as inscrições para as atividades formativas do Projeto Festó. Querendo privilegiar os três segmentos cênicos, esta edição irá oferecer oficinas artísticas em salas de videoconferência com vagas limitadas aos interessados maiores de 16 anos, que poderão se inscrever exclusivamente através dos links encontrados nesta página.


Confira abaixo as informações sobre cada atividade, seus dias e horários de realização.


DANÇA – VOGUE FOR LIFE


Período da oficina: 26 e 27 de agosto
Horário:  14h às 15h30
Ministrante: - Luna Ákira - São Paulo/SP
Modo de encontro: Online (Plataforma Zoom)
Idade mínima para participar: 16 anos
Quanto? Gratuita


Sobre a oficina:

Vogue é uma dança da cultura Ballroom (Cultura Negra, Latina, Periférica LGBTQIA+), altamente estilizada, originária da década de 1970. Apareceu na música e vídeo de Madonna “Vogue” (1990), e no documentário de mesmo ano “Paris is Burning” (vencedor do Prêmio do Grande Júri no Festival de Cinema de Sundance de 1991), ganhando projeção instantânea. Na sua forma contemporânea, esta dança tornou-se um fenômeno global, que continua a evoluir de forma estilística e demográfica. Nesta atividade, os alunos irão aprender suas as ideias formativas, seus elementos e como construir a partir disso seu próprio improviso.

Sobre a artista educadora:

Luna Ákira iniciou seus estudos nas Danças Urbanas em 2009 no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) de Guaxupé-MG. É uma das fundadoras da Pioneer HouseofAvalanx, em 2017, na cidade de Campinas, com representantes nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Ceará.  Em 2018, criou o Projeto Vogue For Life que visa dar trabalho a artistas da Comunidade Trans, sendo já executado no Espaço Esponja em SP e em espaços acessíveis da rede Sesc em todo o estado. Pela sua referência na Comunidade Ball, foi convidada para participar dos videoclipes “Vogue do Gueto”, de Karol Conká, “Etéria”, de Criolo, e “A Caminhada”, de Glória Groove, além de inúmeros trabalhos em publicidade.


CIRCO: ACROCADEIRA


Período da oficina: 30 e 31 de agosto
Horário: - 10h às 11h30
Ministrante: Agatha Andriola – Viamão/RS
Modo de encontro: Online (Plataforma Zoom)
Idade mínima para participar: 16 anos

Quanto? Gratuita


Sobre a atividade:

Em dois encontros com práticas progressivas e inclusivas, através de exercícios de fortalecimento, mobilidade, flexibilidade e acrobacia, a criatividade será estimulada nesse equipamento não convencional que permite diversas possibilidades: a cadeira. Por meio da ludicidade, serão abordados conceitos básicos introdutórios da acrobacia circense adaptáveis a todos os níveis técnicos e também aos diferentes interesses de cada um. Não é necessário ter experiência.


Sobre a artista educadora:

Agatha Andriola vem pesquisando as artes circenses desde 2011, atuando como acrobata aérea e professora de circo. Iniciou sua trajetória circense em Porto Alegre, tendo residido na Argentina (onde cursou cenografia e expressão corporal no IUNA ) e no Uruguai, pesquisando e trabalhando com circo nesses países em diferentes companhias. Enquanto artista, possui como focos de suas pesquisas o tecido acrobático e a suspensão capilar, e enquanto professora atua dando aulas de flexibilidade, preparação física e tecido acrobático para adultos e circo para crianças.


TEATRO: SOLO, SIM! MONÓLOGO, NÃO


Período da oficina: 1, 2 e 3 de setembro
Horário: - 14h às 15h30
Ministrante: Rita Clemente – Belo Horizonte/MG
Modo de encontro: Online (Plataforma Zoom)
Idade mínima para participar: 16 anos Quanto? Gratuita


Sobre a atividade:

Os encontros pretendem abordar a dramaturgia atoral de forma prática e teórica em 3 etapas. As atividades práticas estão relacionadas à criação/composição de cena e conclusão com projetos de criação realizados em subgrupos. Já as atividades teóricas se fundamentam pela necessidade de análise e discussão dos valores atribuídos ao trabalho do ator na história do teatro e no teatro contemporâneo, tendo como foco o vocabulário de cena. A metodologia da oficina se dá por meio da observação de aspectos sobre a criação de um solo através da identificação de princípios que podem nortear sua elaboração.


Sobre a artista educadora:

Rita Clemente, destacada atriz, diretora e dramaturga mineira, tem vasta experiência em teatro e incursões em televisão e cinema, sendo reconhecida por sua pesquisa acerca das possibilidades de diálogo entre teatro e música. Na televisão, estreou como atriz no seriado “A Cura” (2010) e fez parte do elenco das novelas “A Vida da Gente” (2011-2012), “Amor à Vida” (2013), e “Liberdade, Liberdade” (2016), todas pela TV Globo. No cinema, atuou nos longas-metragens “Pequenas Histórias” e “Batismo de Sangue”, do diretor Helvécio Ratton. Rita é mestre em Artes e graduada em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), formando-se, também, pelo curso de profissionalização de atores da Fundação Clóvis Salgado (CEFART/FCS).


Na imagem: Rita Clemente – Belo Horizonte/MG