É Proibido Miar abre o Festerê 2021 – Veja onde assistir.

O Festerê 2021 inicia hoje com o espetáculo É PROIBIDO MIAR da M.A.cia que será transmitido às 15 horas. Para acompanhar toda a programação acesse o canal do Grupo Borogodó no youtube clicando aqui.

Após a apresentação ocorrerá um bate-papo com a equipe no Instagram do festival: @festerefestival.

O trabalho conta com Legendas e possui Audiodescrição e Libras utilizadas na cena.

Sinopse:
Baseada no livro homônimo de Pedro Bandeira, a peça conta a história de Bingo, um cãozinho que não via problema nenhum em miar como um gato. Mas a sua dona e sua família não pensavam como ele, e é aí que as coisas acontecem.

Em cena, é possível ver a investigação do potencial criativo da audiodescrição e do uso da LIBRAS, que contribuem com a narrativa e que está presente no gesto das personagens, para que dessa maneira a experiência dos diferentes públicos seja mais inclusiva. O espetáculo ainda conta com legendas e traz um importante questionamento: Por que é tão difícil conviver com a diversidade?

Classificação Livre. O espetáculo será transmitido gratuitamente através do canal do YouTube do Grupo Borogodó, amanhã disponibilizaremos o link no nosso site e também nas redes sociais. Após a transmissão o debate com o grupo acontece aqui no nosso perfil do Instagram.

Ficha Técnica

Idealização – Denis Gosch e Juliana Kersting
Direção – Denis Gosch
Elenco – Douglas Oliveira, Joana Amaral, Juliana Kersting e Larissa Sanguiné Psicopedagoga especializada em educação para surdos – Joana Amaral
Audiodescritora – Mimi Aragón
Dramaturgia – Daniel Colin e Mimi Aragón
Coordenadora Pedagógica – Patrícia Colin
Trilha Sonora Original – Moysés Lopes e Alexandre Fritzen
Iluminação – Casemiro Azevedo
Produção – Juliana Kersting

A primeira edição do festival traz um conjunto eclético de encenações que valorizam a diversidade cênica gaúcha ao compartilhar a potência artística presente em suas diversas linguagens e defender a democratização do acesso à cultura através de medidas de inclusão e acessibilidade em exibições teatrais que fazem o uso de legenda e interpretação em LIBRAS. Já as oficinas são atividades lúdicas que abordam, por exemplo, técnicas teatrais e de circo, confecção de personagens, truques de mágica e práticas em dança para todas as idades.  Estas ações culturais serão transmitidas no canal do Youtube do Grupo Borogodó, enquanto os bate-papos, por sua vez, acontecerão no perfil do Instagram do Festerê após a exibição dos espetáculos. Os artistas do grupo, além de idealizar e coproduzir o festival, também integrarão parte da programação com a estreia do curta audiovisual “Viagem ao Centro da Terra” e com a realização de oficinas livres de teatro em salas de videoconferência, cujas inscrições abrirão em breve.

O evento pode ser acompanhado durante toda a semana, de segunda à sexta-feira, com exibição dos espetáculos às 18h e bate-papos às 19h30, exceto aos sábados, quando as exibições acontecem às 15h e os encontros virtuais às 16h30. Os trabalhos ficarão disponíveis nas plataformas digitais por dois dias, enquanto as oficinas poderão ser acessadas durante todo o período do festival.

O projeto é realizado com recursos da Lei 14017/2020.