Territórios de Cultura - Grupo Borogodó

Oficinas com Inscrições Abertas – Territórios de Cultura

O Grupo Borogodó, de Porto Alegre, está com inscrições abertas para os interessados em oficinas culturais na capital. Essas ações serão totalmente gratuitas  e fazem parte do projeto “Territórios de Cultura”.

As atividades formativas previstas estão relacionadas às manifestações tradicionais e contemporâneas da cultura popular, como Samba, Maculelê, Capoeira, Artesanato, Breakdance e Rima. O objetivo principal do evento é fortalecer diversas expressões e identidades, reconhecendo a grande importância dos Pontos de Cultura como agentes que promovem ações envolvendo as comunidades da cidade, contribuindo com a educação patrimonial ao aproximar artistas e público. As ações acontecerão no espaço do Quilombo do Sopapo, no bairro Cristal, e da Terreira da Tribo, no bairro São Geraldo.  Além delas, sessões teatrais do espetáculo infantojuvenil “O Misterioso Segredo das Pequeninas Grandes Coisas” e um Slam com condução do coletivo Poetxs Vivos integram a primeira edição.

O projeto cultural foi contemplado pelo Edital de Eventos Culturais Descentralizados e será realizado com recursos do Fumproarte da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa do município.

Confira a programação:

PONTO DE CULTURA DA TERREIRA DA TRIBO

(Rua Santos Dumont, 1186 – São Geraldo, Porto Alegre)

Oficina de Artesanato, com Luana Rettamozo (7 de junho, 18h30)

Oficina de Capoeira, com Simone Ribeiro (8 de junho, 18h30)

Oficina de Maculelê, com Duda Máximo (9 de junho, 18h30)

Oficina de Samba, com Thyago Cunha (10 de junho, 13h30)

PONTO DE CULTURA DO QUILOMBO DO SOPAPO

(Avenida Capivari, 602 – Cristal, Porto Alegre)

Oficina de Breakdance, com B.Girl Ceia Santos (18 de junho, 13h30)

Oficina de Rima, com Poetxs Vivos (18 de Junho, 13h30)

Slam do Sopapo (18 de junho, 17h30)

 

Confira o conteúdo de cada atividade:

1. Oficina de Artesanato

Esta oficina tem como objetivo proporcionar aos participantes uma experiência prática e criativa na técnica de papietagem, utilizando materiais acessíveis, como jornal, papelão e cola. Os participantes irão explorar a versatilidade desses materiais para criar esculturas tridimensionais e fantoches únicos, estimulando sua imaginação e habilidades artísticas.

2. Oficina de Capoeira

Esta oficina tem como objetivo proporcionar aos participantes uma experiência prática e criativa na técnica de papietagem, utilizando materiais acessíveis, como jornal, papelão e cola. Os participantes irão explorar a versatilidade desses materiais para criar esculturas tridimensionais e fantoches únicos, estimulando sua imaginação e habilidades artísticas.

3. Oficina de Maculelê

A atividade quer buscar a vivência desta dança folclórica através da prática de jogos cênicos realizados com e sem as grimas (bastões), demonstrando toques de maculelê no atabaque, músicas e diálogos sobre possíveis cenas, como o pedido de permissão para entrar; agradecimento; homenagem a pessoas importantes da história; louvação aos ancestrais; entre outros. Posteriormente, cenas coletivas serão construídas a partir da aprendizagem. 

4.Oficina de Samba

A proposta retrata na sua essência os aspectos folclóricos e mitológicos sobre a arte e cultura do negro brasileiro e gaúcho, trazendo uma construção atemporal da figura do samba no pé e sua personificação histórica em terras gaúchas. A atividade propõe uma prática de dança para o corpo todo oportunizando um melhor entendimento do praticante que pode ser levado para as festas sociais e avenidas (carnavais).

5. Oficina de Breaking

A oficina traz à tona a origem do Breaking a partir dos fundamentos de movimento do Toprock, Footwork e Freeze, abordando o contexto histórico deste segmento da Cultura Hip Hop através da conscientização e sensibilização do corpo. A atividade não tem pré-requisito e é desenvolvida com o objetivo de proporcionar uma experiência enriquecedora para todos os tipos de corpos e idades.

6. Oficina de Rima (Escrita Criativa e Performance)

Tem como objetivo proporcionar aos participantes uma introdução ao mundo do slam poetry, uma forma de expressão artística que combina poesia e performance. Os participantes terão a oportunidade de explorar suas vozes, criar textos poéticos e aprimorar suas habilidades através da escrita criativa e da oralidade.

7. Slam do Sopapo

Por meio de um Slam Poetry, batalha de poesia falada, este evento encerrará o projeto Territórios de Cultura ocupando o Quilombo do Sopapo por meio de uma ação competitiva performática aberta gratuitamente a todos os interessados. A condução será feita pelos Poetas Vivxs e contará com premiação. 

REALIZAÇÃO: Grupo Borogodó
FINANCIAMENTO: Fumproarte Edital de Eventos Culturais Descentralizados