O mais novo projeto do Grupo Borogodó, contemplado com recursos do Funproarte, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Esteio, levou gratuitamente para o município um conjunto de ações artístico-culturais e pedagógicas que privilegiram os segmentos da Educação Ambiental, da Cultura Popular e do Folclore brasileiro. A partir de apresentações teatrais e de atividades formativas descentralizadas, a Caravana do Futuro – RS Sustentável organizou-se como uma proposta de circulação, tendo como público alvo alunos e professores da rede pública de ensino.
Foram apresentadas 3 sessões do espetáculo “Meu rio de aventuras” nas EMEBs Santo Inácio e Vila Olímpica, além da Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no bairro Liberdade, seguidas de bate-papos. A peça é a primeira encenação infantojuvenil brasileira a tratar de um dos maiores desastres socioambientais do país, o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, MG, no dia 5 de novembro de 2015. Utilizando a literatura de cordel, o folclore e as manifestações da cultura popular brasileira para dialogar sobre o desenvolvimento socialmente responsável, a encenação convidou o público para embarcar em uma aventura poética na companhia de Chico e Tatá, duas crianças ribeirinhas que partem em uma jornada em busca de uma solução para salvar o rio de sua cidade que foi atingido por uma enxurrada de rejeitos.
A programação estimulou a interdisciplinaridade entre arte e educação ambiental como ferramentas de formação da cidadania e de desenvolvimento social ecologicamente responsável, oportunizando ao coletivo a continuidade de suas atividades de pesquisa em teatro para as infâncias e juventude e realização de seu projeto pedagógico formativo.