Procedimentos para chegar a um comum acordo Grupo Borogodó Oficina de Criação e Montagem Cênica CCMQ Casa de Cultura Mario Quintana Teatro Bruno Kiefer

“Caminhos da Cena” investiga o processo criativo-pedagógico do Grupo Borogodó

Está disponível no Youtube uma série com três vídeos que compartilham os processos criativos e a metodologia de criação do espetáculo “Procedimentos para chegar a um comum acordo”, peça livremente inspirada na obra “O berço do herói”, de Dias Gomes. 

Na antiga Asa Branca, um soldado nascido em suas terras vira herói nacional ao morrer na guerra, vindo a trazer prosperidade e fama para a então cidade de Cabo Jorge, cujo nome homenageia o seu cidadão mais ilustre. Ali, as autoridades exercem um rígido e risível controle de como a banda toca, porém os privilégios de suas forças políticas passam a se equilibrar numa corda bamba quando o desertor volta vivo para casa dez anos depois.

PROCEDIMENTOS PARA CHEGAR A UM COMUM ACORDO tem um tom quase farsesco e aposta em uma linguagem popular, utilizando recursos do teatro épico brechtiano, do melodrama, da comédia de costumes, do teatro de revista e da tragédia. A encenação surge para reafirmar a atualidade da obra do autor baiano, traçando paralelos e pontes de conexão históricas do cenário contemporâneo globalizado com momentos geopolíticos pós-segunda guerra mundial.

Acompanhe o depoimentos dos diretores e atores sobre a encenação!

 

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO / Direção, dramaturgia, cenografia e orientação pedagógica: Gabriel Botelho e Junior Sifuentes Elenco: Aline Sifuentes, Ana Pauli, Bianca Helena Machado, Cristiano Quadros, Emília Mandaji, Erica do Espírito Santo, Isadora Lipp, Jorge Ramirez, Joa Armstrong, Mari Vitória e Vini Menezes. Produção: Borogodó Produções Assistência de produção: Cláudia Carvalho Trilha musical pesquisada: Gabriel Botelho e Junior Sifuentes Livre adaptação do texto “O Berço do Herói”: Gabriel Botelho e Junior Sifuentes Figurinos: o Grupo. Maquiagens: O Grupo Operação de Som: Manu Goulart Operação de Luz: Vini Soares Arte Gráfica: Isadora Lipp Imagens do Espetáculo: Júlio Estevan Apoio: Espaço Força e Luz.